Polícia Federal realiza operação de combate ao tráfico de drogas no Sertão da Paraíba e em estados vizinhos

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16/12/2014), a Operação PAÇAGUÁ, que envolveu 215 (duzentos e quinze) policiais federais nos estados da Paraíba, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Paraná e Santa Catarina, para dar cumprimento a 80 (oitenta) mandados judiciais expedidos pelo Juízo de Direito da Vara de Entorpecentes de Campina Grande/PB, sendo 49 (quarenta e nove) mandados de prisão preventiva, 27 (vinte e sete) de busca e apreensão e 4 (quatro) de condução coercitiva.

A Operação tem por finalidade desarticular organização criminosa com atuação voltada para o tráfico interestadual de drogas, responsável pelo abastecimento de grupos criminosos sediados na cidade de Campina Grande, que coordenavam distribuição de drogas nos bairros Jeremias, Pedregal, Monte Santo, Malvinas e Bodocongó. Dentre os municípios paraibanos em que acontece a operação estão as cidades de Patos e São Bento, situadas no Sertão do Estado.

Consoante as provas carreadas ao inquérito policial, foi possível comprovar atuação de organização criminosa no comando do tráfico na cidade de Campina Grande, associada a grupos criminosos nas cidades de São Bento/PB, Foz do Iguaçu/PR e São Paulo/SP, que engendraram complexo esquema delitivo para envio de grandes quantidades de entorpecentes para o estado da Paraíba.

A investigação realizada pela Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande/PB, com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Patos, foi iniciada há aproximadamente um ano e meio, resultou, até a presente data, na prisão de 28 pessoas e apreensão de aproximadamente 1 tonelada de maconha e 270 Kg de cocaína/crack, permitindo a obtenção de provas de autoria e materialidade necessárias à comprovação do crime organização criminosa praticado mediante a associação estável e permanente de um grupo de pessoas com o objetivo de obtenção de lucro com o comércio ilícito de droga.

O nome da operação “PAÇAGUÁ” refere-se ao termo da língua indígena Tupi-Guarani relacionado ao instrumento de pesca, composto por uma pequena rede na extremidade de uma vara, utilizado para recolher grandes peixes fisgados com anzol.

Os presos serão conduzidos para o sistema prisional do estado da Paraíba e responderão criminalmente como incursos nos tipos previstos nos artigos arts. 33, 35 e 40, inciso V, da Lei nº 11.343/06 (tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico de drogas) e art. 2, § 2º, da Lei nº 12850/13 (organização criminosa armada).

Será concederá entrevista coletiva para divulgação do resultado da Operação Paçaguá às 15:00, na sede da Delegacia de Polícia Federal em Patos.

Gazeta de Caaporã 
Assessoria PF/PB

Publicidade

Notícias Recentes