Na Paraíba, categoria curte seu segundo feriado no Dia do Bancário Nesta quarta-feira, 28 de Agosto – Dia do Bancário, não haverá expediente nas instituições financeiras que atuam na Paraíba, por conta do Feriado Estadual instituído pela Lei 8.939/09. O Sindicato dos Bancários da Paraíba vai realizar uma série de atividades políticas, esportivas, culturais e de lazer para homenagear a categoria profissional, no segundo feriado que recai em dia útil.
A origem da data histórica
Em 28 de agosto de 1951, a categoria iniciou uma das greves mais importantes. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário. Os 69 dias de paralisação tiveram resultado positivo, pois os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento.
Apesar de constituir uma categoria de considerável relevância para a economia do país e para o desenvolvimento nacional, e a data representar um grande marco na história do movimento sindical, o Dia do Bancário ainda não é feriado em todo o País. Portanto, somos privilegiados em termos um feriado estadual no nosso Dia.
Feriado estadual
Na Paraíba, a categoria profissional foi reconhecida e valorizada, através da Lei nº 8.939, de 27 de outubro de 2009, de autoria do deputado João Gonçalves, que instituiu o dia 28 de agosto como feriado estadual aos bancários.
Pelo segundo ano consecutivo, em vez da tradicional visitação às agências, os bancários serão homenageados na sede do Sindicato em uma grande confraternização promovida pela diretoria da entidade, com uma programação bastante diversificada.
A programação
Todas as atividades acontecerão em torno do ginásio de esportes e têm início com a inauguração do mini-campo, denominado Arena 28 de Agosto, onde haverá um torneio entre equipes de bancários da nossa base de atuação sindical.
Na sequência, será reinaugurado o auditório da Entidade que passou por recentes reformas físicas e de mobiliário. Na ocasião, será descerrada a placa que homenageia o ex-presidente que dá nome ao espaço, que passará a se chamar Auditório Israel Guedes Ferreira, esse companheiro combativo que nos deixou prematuramente em 2008, vítima da fatalidade.
A partir do meio dia, teremos música ao vivo, quando será servida uma apetitosa feijoada aos presentes. A programação festiva prossegue às 14 horas, com a Banda Forró Saudade até às 16h, quando Paulo Sérgio, Daniel & Priscila assumem a animação dos bancários, familiares e convidados no ginásio de esportes.
Para o presidente do Sindicato, Marcos Henriques, a data é muito especial e deve ser comemorada em alto estilo. “Temos o privilégio de termos um feriado estadual no Nosso Dia. Portanto, é nosso dever oferecer o que temos de melhor aos nossos representados, não só na parte festiva, como também aproveitar o ensejo para fazermos uma grande confraternização, mobilizando a categoria para a Campanha Nacional dos Bancários que está em curso”, concluiu.
Gazeta de Caaporã - O seu Jornal Eletrônico Diário!
ascom
ascom