Se a resposta for não, significa que você deve ler esta reportagem na íntegra.
Dar um bom exemplo não custa nada e tem impactos positivos. Pequenas ações fazem o dia a dia ficar mais leve e feliz, como dizer “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. O cidadão que dá bom exemplo é aquele que tem atitudes positivas não só no trabalho e na rua, para que as pessoas vejam, mas também dentro de casa, sem esperar nenhum elogio. Diante desta premissa, há que se ressaltar o bom exemplo dado por Iara e Eduardo. Dois seres verdadeiramente humanos.
A principio leia a apresentação do Casal de Heróis Caçadores de Bons Exemplos, e também assista o vídeo:
Dar um bom exemplo não custa nada e tem impactos positivos. Pequenas ações fazem o dia a dia ficar mais leve e feliz, como dizer “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. O cidadão que dá bom exemplo é aquele que tem atitudes positivas não só no trabalho e na rua, para que as pessoas vejam, mas também dentro de casa, sem esperar nenhum elogio. Diante desta premissa, há que se ressaltar o bom exemplo dado por Iara e Eduardo. Dois seres verdadeiramente humanos.
A principio leia a apresentação do Casal de Heróis Caçadores de Bons Exemplos, e também assista o vídeo:
O casal
Iara Xavier: Brasileira, 30 anos, nascida na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Sonhadora, determinada e de fé incondicional.
Eduardo Xavier: Brasileiro, 42 anos, nascido na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Sereno, atencioso e companheiro.
Nunca fomos aventureiros. Não somos jornalistas. Não somos loucos. :-)
A fonte de financiamento do projeto:
Somos apenas um casal cansado de ouvir notícias ruins. Daí resolvemos tomar uma atitude…vendemos nosso apartamento e saímos em uma viagem durante 5 anos pelo mundo em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social.
Em que Iara e Eduardo acreditam:
Acreditamos que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Por isso… Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas á fazerem o mesmo que os bons exemplos que encontramos estão fazendo. Caso não tenham esta disponibilidade, que ajudem quem já esta fazendo.
O importante é ter um pensamento mais coletivo e menos individualista. É olhar para a comunidade como um todo.
Estados já visitados:
Já percorremos Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e agora estamos em Rondônia.
Percusso
São 162.005 quilômetros percorridos por terra, água e ar em 32 meses.
Não temos patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, queremos apenas plantar uma sementinha do bem nos corações das pessoas.
Assista o Vídeo!
Embarquem com a gente nesta grande viagem do bem!
O que é o projeto Caçadores de Bons Exemplos?
Quem são os Caçadores de Bons Exemplos?
Somos um casal cansado de ouvir notícias ruins. Acreditamos que existem muito mais pessoas do bem do que ações negativas no mundo.
Como foi idealizado esse projeto?
A história é longa, mas resumindo… Nós acreditamos que estamos no mundo para contribuir com algo.
Mas o que fazer?
Sem saber o que fazer…como fazer…mas tendo a certeza que precisávamos fazer. Decidimos: Vamos mudar o nosso mundo.
Mas Como? Conhecendo e convivendo com pessoas que pararam de olhar para o próprio umbigo e pensam no coletivo.
Acreditamos que a vida não tem sentido se focarmos apenas em trabalhar para ganhar dinheiro, adquirir bens e mais bens materiais, cuidar de nossa pequena família e ponto final. Precisamos fazer algo mais, fazer algo por toda a nossa comunidade.
Assim nasceu a idéia de fazermos uma viagem durante 5 anos pelo mundo em busca destes bons exemplos. Descobrindo pessoas que fazem a diferença em suas cidades.
Ok…mas como iremos contribuir para um mundo melhor? Pensamos…Vamos compartilhar estas informações para que motivem também outras pessoas!
Vendemos tudo o que tínhamos e pegamos a estrada em janeiro de 2011.
Como foi realizado o planejamento? Por quanto tempo vocês planejaram?
Este é um sonho antigo, mas planejamento de o que precisávamos na expedição, deixamos acontecer naturalmente.
Sabíamos que iríamos iniciar em janeiro de 2011, e nos adaptaríamos no caminho de acordo com o que fossemos precisando.
Basicamente, não houve planejamento. kkkk Acreditamos que se colocássemos em planilhas ou se pensássemos em como iríamos viver, certamente desistiríamos.
Colocamos uma data para sairmos e simplesmente Saímos.
Não éramos ricos, tínhamos apenas um apartamento e algumas economias. Vendemos o apartamento e fomos modulando o carro de acordo com as nossas necessidades durante o percurso.
Se você planejar e esperar para fazer algo quando for o momento ideal…esqueça! Você não fará nunca.
Porque A vida é uma viagem? O que querem dizer com isso?
Que devemos aproveitar cada minuto de nossa vida para fazermos algo de bom. A vida passa rápido, como uma viagem e devemos ficar com as boas lembranças do caminho. Carregar em nossa bagagem não só roupas e matéria, mas sim o que fizemos com o próximo e pelo próximo. Nossa bagagem ser recheada de bons momentos e do bem que fizemos.
Por quais lugares já passaram?
Já percorremos Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e agora estamos em Rondônia.
Quais lugares ainda visitarão?
Passaremos por todos os estados brasileiros até 2014 e depois seguiremos para o exterior.
Quantos km já percorreram?
Já percorremos 162.005 km por terra, mar e ar, nestes 32 meses de projeto.
Como selecionam os projetos?
Acreditamos que todos nós temos o bem e o mal dentro de nossos corações. Não existe ninguém totalmente bom ou totalmente ruim neste mundo. O ser humano é passível de erros. Porém, existem pessoas que além de tentar melhorar a si mesmo, também fazem algo para melhorar o mundo.
Não julgamos ou selecionamos os projetos, vamos sendo direcionados pelas próprias pessoas que encontramos pelo caminho. A própria comunidade é que identifica quem é um bom exemplo ali.
Desde o princípio, temos como regra não pesquisar na internet sobre projetos.
Como ficam instalados?
Dormimos nas casas das pessoas ou pousadas quando somos convidados, mas normalmente dormimos em uma barraca automotiva que temos no teto do carro.
Como é a rotina de vocês?
Não temos uma rotina fixa. Não temos horários para o almoço ou para dormir. Na maior parte dos dias não sabemos nem onde vamos dormir ou tomar banho. Nossa expedição é muito dinâmica.
Às vezes as pessoas vão nos indicando e quando vemos, no fim da tarde visitamos 3 projetos.
Outras vezes, rodamos o dia todo até chegar em uma determinada cidade.
A única certeza é que no fim de semana postamos no nosso blog os projetos que visitamos.
Quanto tempo costumam passar em cada local?
A média são 2 dias em cada cidade, mas pode variar com a quantidade de indicações.
Como descobrem os bons exemplos?
Chegamos nas cidades e vamos para as ruas perguntar quem é um bom exemplo naquela comunidade, quem faz a diferença ali. Assim as pessoas vão nos direcionando. Os projetos que visitamos também indicam outros projetos e assim vamos tecendo a rede do bem.
Quantos projetos já visitaram?
Já catalogamos 702 até agora, mas tem também as pessoas que fazem gestos maravilhosos, que mesmo sendo pontuais, mudam vidas.
O que vocês pesquisam durante a vista?
Pesquisamos a ação positiva e o que motivou as pessoas à fazerem algo para o próximo.
O que aconteceu em suas vidas que deixaram de ser sensíveis com um problema e as mobilizou para agir em favor do próximo.
Os projetos visitados podem ter qualquer foco?
O que nos importa é a ação positiva que as pessoas realizam. Não importa o foco ou religião, o importante é fazer a diferença naquela comunidade.
Quais foram algumas das experiências mais impressionantes?
Cada ação tem sua qualidade em particular. Todas são maravilhosas porque todas nasceram do amor, da vontade de ajudar alguém. Se fóssemos listar aqui, as experiências que mais nos impressionaram, teríamos que listar no mínimo 100.
Bom…vamos contar um acontecimento que mudou nossos objetivos:
Temos 2 objetivos:
1- Sensibilizar outras pessoas á fazerem o mesmo que os bons exemplos, que encontramos, estão fazendo (Formando assim Multiplicadores de ações positivas)
2- Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo (Formando assim uma rede de ajuda)
Pois bem…estávamos na Bahia, saindo de um projeto lindo, quando uma das fundadoras chorando nos chamou de volta e disse: “Muito obrigada! Ontem eu havia decidido à parar meu trabalho. Só recebo críticas, não tenho dinheiro e é tudo muito difícil, mas a presença de vocês me fez acreditar que eu não estou sozinha nesta luta. E eu gostaria de prometer à vocês que não vou desistir.”
Foi muito emocionante, pois agora temos nosso terceiro objetivo:
3- Motivar os bons exemplos para continuarem neste caminho do bem.
Vamos contar uma outra história que nos emociona muito: Temos como ideal que, se alguém agir em favor do próximo baseado nas histórias que estamos contando, isso seria uma grande pagamento. Não pagamento financeiro e sim emocional. Nosso sonho é fazer uma revista ou livro de cada região brasileira. Conseguimos fazer uma revista de Minas Gerais, com 10.000 exemplares que distribuímos gratuitamente. Muitas pessoas nos ligam e mandam e-mails dizendo que estão replicando em suas cidades estas ações, baseadas nas histórias da revista.
Estas atitudes nos mostraram que estamos no caminho certo.
Quantas pessoas leram sobre os bons exemplos e estão agindo? Talvez nunca iremos saber a proporção que alcançaremos, mas saberemos que a visão de alguns perante o mundo foi mudada.
Tiveram alguma experiência negativa?
Ficamos muito tristes quando as pessoas não acreditam ter ações positivas no mundo. Às vezes existe um projeto fantástico do seu lado, mas a pessoa não sabe. Focam nas tragédias e não nas ações positivas.
Já nos ocorreu várias vezes de perguntar e a pessoa dizer: “Aqui? Aqui vocês não vão encontrar bom exemplo não. Ninguém faz nada por ninguém não.” E isso nos deixa muito trsite.
Qual o objetivo de vocês quando concluírem essa expedição?
Temos como objetivo plantar uma sementinha do bem no coração das pessoas. Mostrar que existem muitas ações positivas e que elas podem se mobilizar também para construirmos uma sociedade melhor.
Não estamos pensando o que fazer quando acabarmos nossa expedição. Vivemos todas as emoções do hoje.
Existe uma frase que diz: “A felicidade não está no destino e sim no caminho.”
Como vocês acreditam que isso pode transformar ou ajudar na transformação da sociedade?
Sim! Às vezes as pessoas precisam apenas de informação para começarem a mudança.
Acreditamos que todo mundo tem o bem no coração. Divulgando estas ações positivas e estes bons exemplos, as pessoas podem fazer o mesmo em suas cidades, transformando-se em multiplicadores ou podem ajudar aqueles que já fazem estas ações.
Se a pessoa tiver disponibilidade, está em nosso blog ótimas idéias, se por algum motivo não possam, que ajudem aqueles que já fazem algo transformador, continuarem suas ações.
Após terminarem a expedição o que pretendem fazer com todas as informações coletadas e pretendem da continuidade ao projeto? Como?
Estamos tendo a oportunidade de conviver com muitas ações maravilhosas de ajuda ao próximo. Não conseguiremos esquecer tudo o que estamos vivendo.
Acreditamos que estas ações não podem esperar 5 anos para serem divulgadas em um livro, no final da expedição. O momento de agir é Hoje, é Agora!
Por isso, nosso maior sonho hoje é fazer um intercâmbio de idéias positivas entre as regiões, através de um livro de cada região brasileira com os bons exemplos que conhecemos pelo caminho, simultaneamente à expedição. Assim, podemos estar formando multiplicadores de ações sociais neste momento. O Hoje nos importa mais que o amanhã.
O que para vocês é considerado um bom exemplo?
Bom exemplo para nós é sinônimo de transformação. É aquele que faz algo à mais pela comunidade em que vive. É ir além do limite da comodidade e ” botar a mão na massa” para realmente resolver problemas sociais.
Como vocês veem o Brasil no que se relaciona a transformação da sociedade, a solidariedade ao próximo?
O povo brasileiro é muito solidário, precisa apenas direcionar a solidariedade para ações menos assistencialistas e mais transformadoras.
Qual a mensagem que vocês nos deixam?
Ajude o próximo que está próximo de você! Não estamos falando de assistencialismo, mas sim de transformação de vidas! Coisas ruins sempre irão acontecer mas podemos neutralizá-las com ações positivas.
Se inspirem nos BONS EXEMPLOS de sua rua, de seu bairro, de sua cidade, de seu estado, de seu país e façam a SUA parte para melhorar o mundo!
Acompanhem a Expedição Caçadores de Bons Exemplos em A vida é uma viagem pelo site: www.cacadoresdebonsexemplos.com.br
Um forte e fraterno abraço para todos os que queiram nos acompanhar nesta grande viagem do BEM!
Gazeta de Caaporã - O seu Jornal Eletrônico Diário!
Atenção!
Atenção!
Todos os comentários postados aqui no site não possuem nenhum tipo de interferência humana, o sistema de comentários é um aplicativo do Facebook que autentica os usuários a seu critério. As opiniões dos internautas postadas neste espaço não expressam a opinião do site a respeito do assunto.